sábado, 14 de maio de 2011

ENKI E NINMA

1-11 Naqueles dias, nos dias em que o céu e a terra foram criados; naquelas noites, nas noites quando o céu e a terra foram criados; naqueles anos, nos anos quando os destinos foram determinados; quando os Anunnaki nasceram, quando as deusas se casaram; quando as deusas foram distribuídas entre o céu e a terra; quando as deusas ... engravidaram e eles nasceram; quando os deuses foram obrigados .... sua comida ... para seu sustento; o senhor dos deuses supervisionava o trabalho, enquanto os deuses menores manejavam ferramentas. Os deuses dragavam canais e aplainavam o solo em Harali. Os deuses, dragando o pântano, começaram a reclamar de sua vida.


12-23 Neste tempo, um dos grandes sábios, o criador de todos os deuses, Enki, deitado em sua cama, sem deixar seu sono, no profundo engur, flutuando na água, em um lugar que nenhum outro deus conhecia. Os deuses disseram: Ele é a causa de todos os lamentos! Namma, mãe dos deuses antigos, leve as lágrimas dos deuses para aquele que está dormindo, para aquele que está deitado, para seu filho!: "Você está realmente dormindo e não se levanta? Os deuses, suas criaturas, estão reclamando ... Meu filho, levante-se de sua cama! Use sua sabedoria e crie um substituto (?) para que os deuses possam deixar suas ferramentas!".


24-37 Com as palavras de sua mãe Namma, Enki levantou-se. No Hal-an-kug, em seu quarto,ele parou para refletir e deu um tapa na coxa em aborrecimento. O mago e inteligente, o prudente ... de habilidades, o modelador do projeto de tudo o que ganha vida.Enki reúne todos os dados e volta sua atenção para o problema. E depois Enki, o projetista, pondera sobre a questão, diz a Namma: "Minha mãe, a criatura que você planeja já existe. Coloque sobre ela o trabalho de carregar cestas. Você deve amassar barro.. a partir do topo do Abzu;; as deusas-do-nascimento (?) Misturando o barro você dará existência à forma. Deixe Ninmah agir como sua assistente; e deixe Ninimma, Cuziana, Ninmada, Ninbarag, Ninmug, ... ( Ninisinna ?) e Ninguna trazerem a forma à vida. Minha mãe, após este decreto, deixe Ninmah impor-lhes o trabalho de carregar cestas"


6 linhas fragmentadas


44-51 Enki ...... alegra-se em seu coração. Ele faz uma festa para sua mãe Namma e para Ninma. Todas as princesas, deusas-do-nascimento (?) ...... comem alimentos finos e pão. An, Enlil, e o senhor Nudimmud divertem-se como crianças. Todos os deuses falam-lhe: "Senhor do grande conhecimento, quem é grande como você? Enki, o grande senhor, quem pode igualar suas ações? Como um pai físico, você é o que determina os destinos, você é quem possui os ME."


52-55 Enki e Ninmah bebem cerveja, seus corações estão eufóricos, e então Ninmah diz a Enki: "O corpo do homem pode ser bom ou mau e como eu quiser que seja seu destino, eu posso faze-lo. "


56-61 Enki respondeu a Ninmah: "Eu contornarei qualquer destino _ bom ou mau _ que você tenha decidido " Ninmah toma o barro do alto do Abzu em suas mãos e modela um primeiro homem que não podia se curvar. Enki observa este homem que não podia se curvar, e decreta seu destino: ele apontou-o como um servo do rei.
.
62-65 Segundo, ela modela um homem que contempla a luz, um homem que mantém sempre os olhos abertos. Enki observa este homem que mantém sempre os olhos abertos, que contempla a luz, e decreta seu destino separando-o para as artes musicais, fazendo-o um chefe ... na presença do rei.


66-68 Terceiro, ela modela um com os pés quebrados, com os pés paralisados. Enki o observa, o com pés paralisados, e ... ele para o trabalho de ... e para trabalhar a prata .......... ( 1 ms. Ao invés disto, diz: Ela modela um terceiro, nascido idiota. Enki olhou para este, o que nasceu como um idiota, e decretou seu destino: ele será um servo do rei..)


69-71 Quarto, ela modela um que não pode segurar sua urina. Enki olhou para aquele que não conseguiu segurar a urina e banhando-o em água encantada, expulsou o demônio Namtar de seu corpo.


72-74. Quinto, ela formou uma mulher que não podia dar à luz. Enki olhou para a mulher que não podia dar à luz, {e decretou o seu destino: ele fez ela pertencer ao agregado familiar da rainha (?).} {(1 linha faltando:). ... ...como uma arrumadeira,ela pertence a casa da rainha.}


75-78. Em sexto lugar, ela formou um homem sem pênis nem vagina em seu corpo. Enki olhou para o homem sem pénis nem vagina em seu corpo e deu o nome de "eunuco de Nibiru" e decreta seu destino como auxiliar do rei..


79-82. {Ninmah jogou o barro da sua mão no chão e um grande silêncio caiu} {(1 linha faltando) Enki jogou todo o barro no chão e foi muito ... ... (?)}. O grande senhor Enki disse a Ninmah ". Tenho decretado o destino de suas criaturas e dado-lhes o pão de cada dia. Vem, agora vou moldar alguém, e você deve decretar o destino de cada recém-nascido!"


83-91 Enki concebeu um modelo pensante, ... a boca em seu meio, e falou a Ninmah : "Permita sêmen ejaculado no útero de uma mulher, e a mulher dará à luz o sêmen do seu ventre". Ninmah estava junto ao recém-nascido ....e a mulher deu à luz  ... e no meio ... Em contrapartida, este é Umul: sua cabeça foi atingida, seu lugar ... estava aflito, seus olhos estavam aflitos, seu nariz estava aflito,seu pescoço estava aflito. Ele mal conseguia respirar, suas costelas estavam trêmulas, seus pulmões foram afetados, seu coração estava aflito, suas entranhas estavam aflitas. Com a sua mão e sua cabeça pendente ele não conseguia colocar o pão em sua boca, sua coluna e cabeça estavam deslocadas. Os quadris
fracos e os pés trêmulos não conseguiam mante-lo de pé no campo (?) - Enki formou-o desta maneira.


92-101 Enki disse a Ninmah: "Para suas criaturas eu decretei um destino. eu dei-lhes o pão de cada dia.Agora, você deve decretar o destino de minha criatura,e dar-lhe o seu pão de cada dia também.". Ninmah olhou Umul e se virou para ele. Ela chegou mais perto de Umul e perguntou-lhe perguntas, mas ele não conseguia falar. Ela ofereceu-lhe pão para comer, mas ele não podia alcançá-lo. Ele não podia mentir em ... ..., ele não podia ... .... Em pé, ele não conseguia sentar, não podia deitar-se, ele não podia ... ... uma casa, ele não podia comer pão. Ninmah respondeu a Enki: "O homem que você formou não é vivo nem morto. Ele não pode se sustentar (?).".


102-111 Enki respondeu a Ninmah:


"Eu decretei um destino para o primeiro homem com as mãos fracas, dei-lhe o pão. Eu decretei um destino para o homem que voltou a luz, dei-lhe o pão. Eu decretei um destino para o paralítico. homem com pés quebrados, pés paralisados, dei-lhe pão. Eu decretei um destino para o homem que não conseguia segurar sua urina, dei-lhe pão. Eu decretei um destino para a mulher que não podia dar à luz, dei-lhe pão. Eu decretei o destino para o homem sem pénis nem vagina em seu corpo, eu dei-lhe pão. Minha irmã, ...]


2 linhas fragmentadas




112-121 Ninmah respondeu a Enki:


9 linhas fragmentadas


122-128 ( A resposta de Ninmah continua) "Você (?) observou ....... Veja, eu não moro no céu, você não mora na Terra, e você não voltou para ver sua terra Natal. Aonde você não habita, mas aonde minha casa está destruída, suas palavras não podem ser ouvidas e eu própria silencio. Minha cidade está destruída, minha casa está em ruínas, meus filhos estão cativos. E eu sou fugitiva e tive que deixar o Ekur, e não posso escapar de suas mãos. "


129-139 Enki replicou a Ninmah: ""Quem poderia mudar as palavras que saíram de sua boca ? Liberte Umul de seus laços ....... Ninmah, possa seu trabalho ser ......, você ...... para mim isto está errado; quem pode afirmar o contrário? O homem que eu criei ...... depois de você ......, deixe-o falar conosco! Hoje, deixe minha descendências falar, permita que sua sabedoria seja confirmada ! Possam Enkum e Ninkum ...... proclamar sua glória ....... Minha irmã, a heróica e poderosa ....... A música ...... a escrita (?) ....... Os deuses que ensinam ...... deixe Umul construir minha casa ......."


140-141 Ninmah não podia rivalizar com o grande senhor Enki. Pai Enki, sua oração é doce!

FONTE: http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário