quarta-feira, 15 de junho de 2011

O CASAMENTO DE MARTU

1-8. Quando a cidade de Inab já existia, mas a cidade de Kiritab ainda não existia, quando a coroa sagrada já existia, mas a tiara sagrada ainda não existia, quando a erva santa já existia, mas o cedro santo ainda não existia, quando o sal santo já existia, mas o santo sal alcalino ainda não existia, quando o ato de beijar já existia, quando o parto nos campos já existia - eu era o avô do santo cedro, eu era o ancestral da árvore meš, eu era a mãe e o pai do cedro branco, eu era a vida do cedro ?ašur.

15/09. Naquela época havia uma terra principesca entre as cidades; Inab era esta terra principesca entre as cidades. O governador de Inab foi Tigi-sem-ala. Ele tinha uma esposa cujo nome era gur Sage, e uma criança, que (... ...) e seu nome era (... ....)

16-25. As pessoas que vivem ao redor da cidade lançaram redes, as pessoas que vivem em torno de Inab lançaram redes, perseguiram as gazelas e mataram as gazelas como mata-se seres humanos. Um dia, quando a noite chegou, e eles tinham chegado ao local de rações,eles estabeleceram o sistema de rações diante do deus (... ...) A ração de um homem casado foi dada como dupla, a ração de um homem com uma criança foi estabelecida como tripla, a ração de um homem solteiro foi estabelecida como única, mas a ração de Martu, apesar de ser solteiro, também foi estabelecida como dupla.

26-33. Martu foi para casa da sua mãe, e falou-lhe: "Na minha cidade eu estou entre os meus amigos e todos eles já estão casados com mulheres, eu estou lá entre os meus companheiros, e todos eles têm esposas.Ao contrário dos meus amigos na minha cidade, eu estou solteiro, estou solteiro e não tenho filhos mas meu imposto é superior ao dos meus amigos(..)

34-40. Um dia, quando a noite chegou, e povo foi novamente ao local de rações, eles estabeleceram as rações diante do deus (.....)  A ração de um homem casado foi dada como dupla, a ração de um homem com uma criança foi estabelecida como tripla, a ração de um homem solteiro foi estabelecida como única, mas a ração de Martu, apesar de ser solteiro, foi estabelecida como de casal.

41-52. Martu foi para casa da sua mãe, e falou-lhe: "Minha mãe, me arruma uma mulher para casar e vos levarei a minha ração." Sua mãe respondeu-lhe: "Su-?enuna, meu filho, vou lhe dar conselhos, possa ouvir o meu conselho, direi uma palavra a você, você deve prestar atenção. Case-se com uma mulher de sua escolha, case-se com uma mulher do desejo do seu coração, dá-me, portanto, a companhia dela (..) dê-me uma criada. Tendo construído as casas de (?) para o seu povo que vive ao redor da cidade, e (..) jardins, você vai cavar os poços de (?) sua companheira (..) "

53-66. Naquele tempo um festival foi anunciado na cidade, um festival foi anunciado na cidade de Inab. (Martu disse:) "Venham, amigos, vamos, vamos lá, vamos visitar as cervejarias de Inab, vamos lá." O Deus Numušda participou da festa; sua amada filha Adgar-kidug participou do festival, Namrat sua esposa, a bela mulher participou do festival. Na cidade, os tambores šem de bronze, e os sete tambores ala ressoaram como homens fortes, campeões anelados entraram na casa lutando para competir uns com os outros em honra a Numušda no templo de Inab. Havia muitos chegando a Inab, a cidade onde o festival estava acontecendo, e todos se maravilhavam com isso.

67-75. Em honra a Numušda, porque ele era santo (?), Martu também caminhou em torno do grande ringue de lutas para competir no portal de Inab. Eles continuaram procurando lutadores fortes para ele, eles continuaram oferecendo-lhe lutadores fortes. Martu caminhou em torno do grande ringue. Ele bateu-lhes com uma destrutiva (..) um por um. No grande ringue, na batalha, ele quebrou os ossos de vários oponentes, no grande ringue de Inab ele levantou os corpos dos mortos.

76-83 Encantado com Martu, Numušda ofereceu-lhe a prata, mas ele não quis aceitá-la. Ele ofereceu jóias, mas ele não quis aceitá-las. Tendo feito isso uma segunda vez, depois de ter feito uma terceira vez (Martu diz): " O que farei com sua prata? O que farei com suas valiosas jóias? Eu, Martu, prefiro me casar com a sua filha, eu prefiro casar com a sua filha Adgar-kidug".

8 linhas perdidas

91-97. (Numušda diz:)" Você (..) a mulher e bezerros como um presente de casamento. Vacas leiteiras devem alimentar os bezerros. No estábulo do touro para reprodução devem deitar-se (..) as vacas devem viver no (..) e os animais devem permanecer nos seus devidos lugares. Você deve dar a sua palavra e, assim, somente assim, eu lhe darei a minha filha Adgar kidug ".

98-104. " Você (..) a mulher com bezerros como um presente de casamento. Vacas leiteiras devem alimentar os bezerros. No estábulo do touro para reprodução devem deitar-se (..) as vacas devem viver no (..) e os animais devem permanecer nos seus devidos lugares. Você deve dar a sua palavra e, assim, somente assim, eu lhe darei a minha filha Adgar kidug ".

105-111. " Você (..) a mulher e filhos como um presente de casamento. O leite deve alimentar as crianças. Na tenda deve deitar-se. As cabras e cabritos devem viver no (..) e as crianças devem ficar (..) É preciso dar a sua palavra e, assim, somente assim, eu lhe darei a minha filha Adgar kidug ".

112-114. Ele (..) grande. Ele gritou como  (..) No cais de Inab ele ... ....

115-125. Ele presenteou os anciãos de Inab com anéis de ouro. Ele presenteou as mulheres mais velhas de Inab com colares de ouro (...) Ele presenteou os homens e mulheres de Inab com ouro (...) Ele presenteou os escravos de Inab com (..) e os presenteou também com tecidos coloridos (..) Ele presenteou as escravas de Inab com jarras de prata.

126-141. Os dias tinham se multiplicado, nenhuma decisão havia sido tomada. (Uma amiga de Adgar- kidug diz à ela): "Agora escute, suas mãos são destrutivas e suas características são as de macacos, ele come o que Nanna proíbe e não mostra reverência. Ele nunca para de perambular (..) Ele é abominação para a moradia dos deuses. Suas idéias são confusas; Ele causa incômodo.Ele usa sacos de couro como vestimenta (...) vive em uma barraca, fica exposto ao vento e à chuva, e não sabe recitar orações corretamente. Ele vive nas montanhas e ignora os lugares dos deuses, escava trufas no sopé, não sabe como dobrar o joelho, e come carne crua. Ele não tem casa, e quando ele morrer não será levado para um local de sepultamento. Minha amiga, por que você iria se casar com Martu? ". Adgar-kidug responde sua amiga: " Vou casar com Martu!".

142. Inab - ulum, alam!

FONTE: http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário